• Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Flickr - Black Circle
  • Thobias Almeida

Referências na Fotografia de Comida

Buscar referências, conhecer novas técnicas, passear por olhares distintos, vislumbrar o que o mundo está produzindo. É muito importante que o fotógrafo de alimentos (ou qualquer fotógrafo, ou melhor, qualquer profissional) nunca descanse, nunca pense ter chegado ao ápice do conhecimento.


Sempre haverá um olhar mais apurado, um clique mais audacioso, uma construção mais criativa do que a sua. SEMPRE. Assim, o segredo para uma carreira minimamente sólida e próspera é manter-se em constante busca e elevar o periscópio acima da superfície do dia a dia. Essa postura permitirá que você detecte os ventos da inovação, usando-os a seu favor.


Pensando nisso, compartilharei alguns links com referências interessantes na área da Fotografia de Alimentos, sites e canais que merecem uma visita constante, seja para contemplar, seja para aprender.


1 – Stock Food – Banco de imagens dedicado à Fotografia Gastronômica que guarda imagens belíssimas, além de uma boa base de conteúdo sobre o tema.


2 – Pink Lady – Site de um dos melhores concursos de Fotografia de Alimentos que eu conheço. Um paraíso onde você poderá visitar as diversas variantes desse ramo da fotografia. Caso queira se arriscar, é só se inscrever no concurso! 😊


3 – Digital Photography School – Acompanho esse site há tempos. Ele traz um universo de dicas e conteúdos relevantes para fotógrafos em geral. A partir do link você chegará na página de busca de Fotografia de Comida, que oferece muitos ensinamentos interessantes.


4 – The Spruce Eats – Esse site é dedicado ao mundo da gastronomia, com receitas, tendências da cozinha, dicas de nutrição, utensílios, dentre outros tópicos. E adivinhem? Tem vários artigos sobre Fotografia de Alimentos. Muito bacana!


5 – We Eat Togheter– Canal no YouTube do fotógrafo Skyler Burt, profissional com bastante conteúdo e ótima produção. Vale a pena seguir!


6- Food Photography Academy – Cursos, dicas, e-books e muito mais estarão à disposição nesse site. Boa parte do conteúdo é paga, mas tem muita coisa free.


7 – The Bite Shot – Canal do YouTube da fotógrafa de gastronomia Joanie Simon. Bom para iniciantes, bom para quem já está há algum tempo na estrada.


8 – Alexander Landau – Canal do YouTube de um dos grandes nomes da Fotografia de Alimentos do Brasil. Dicas, reflexões, montagens de sets e indicações de referências, tudo de primeira e, o melhor, em português!


9 – Lucas Rosa – Lucas Rosa é foda, e ponto. Domina todo o processo, do clique às ferramentas de tratamento e manipulação. Muita informação relevante. Vai lá!